sábado, 8 de fevereiro de 2014

Caso Fim do Canal Nostalgia e Corrupção no Youtube Cade os 7 Dias de Prazo do Omaro ?





6 de Fevereiro de 2014 

Texto de David Ayrolla 


Enquanto o canal Nostalgia, com dezenas de vídeos contendo trechos de filmes, desenhos, séries e músicas, escapou de ser excluído do Youtube, após receber seu terceiro 'strike' por violação de direitos autorais, o canal do Omaro Fadeyro, com muito menos vídeos que usavam trechos ainda menores de material não autorizado, foi apagado, junto com todos os seus ótimos vídeos e sua conta do Google.

A razão do tratamento diferenciado é fácil de descobrir. O Nostalgia, com cerca de um milhão de inscritos, tem sua contagem de visualizações na casa dos sete dígitos. O canal do Omaro tinha algumas centenas de inscritos e somava um montante bem mais modesto de visualizações. Além disto, o Nostalgia teve o apoio de diversas personalidades que, além de fazer campanha para que o canal fosse mantido, ainda intermediaram o contato deste com o Youtube e com os reclamantes. Sem poder contar com esta rede de influência, o canal do Omaro, como aconteceu com tantos outros, foi excluído.

É claro que tratamento VIP é dado em qualquer lugar, e o Youtube como empresa privada pode dar atenção especial a quem lhe retorna mais lucro, assim como os detentores dos direitos podem decidir deixar seu material ser usado por uns e não por outros.

Mas é inegável que paira aí uma incômoda sensação de injustiça...

* A propósito, nada contra o Nostalgia, que eu acabei conhecendo por causa dessa estória (o que mostra que, no fim das contas, a ameaça de exclusão foi até benéfica para o canal), cujos vídeos são de ótima qualidade. Este é apenas um lamento pela diferença de tratamento dispensado aos canais pequenos...



David Ayrolla entra em contato com Felipe Castanhari pelo Twitter para tentar entender o porque da diferença de tratamento por parte do Youtube entre canais grandes e pequenos, e como resposta recebe a frase abaixo:




Essa não é a primeira vez que Felipe Castanhari arrogantemente assumi indiretamente ser beneficiado pelo favoritismo por ser dono de um canal grande pelo Youtube !



Será mesmo que criadores de conteudo donos de canais pequenos no Youtube são inferiores aos canais grandes ?



Um comentário:

  1. Olha, eu só acho que mesmo se essa "corrupção" do youtube em relação ao canal Nostalgia não tivesse acontecido, o fato de você ter tido seu canal apagado porque você infringiu as regras, não mudaria nada. Se uma pessoa não quer ter o canal apagado, não quebre regras. Simples assim! O Castanhari se arriscou infringindo regras e deu sorte por ser queridinho ou sei lá o que. Você também se arriscou mas não teve a mesma sorte. Se você sabe que é um canal pequeno, não faça besteiras. E quanto ao fato de ele dar lucro ao Youtube e por isso ter sido protegido, não vejo NADA de anormal! As pessoas têm seus interesses na vida. Se você tem uma loja, é do seu interesse atender um pouco melhor uma cliente que tem cara de quem vai gastar uma nota lá dentro. Isso é óbvio, é assim que a vida funciona. Agora, você ficar bravo com a situação, com a boa sorte e a proteção que o Felipe teve, aí já é sacanagem. É como você ficar bravo com uma pessoa que teve sorte de nascer em uma família rica e famosa e estudar de graça em um colégio só por ser quem é, simplesmente porque você não teve a mesma sorte. "Ai, quando eu era criança, minha mãe foi lá pedir pra deixarem eu estudar de graça nessa escola e não deixaram. Mas o fulano, filho do apresentador não sei das quantas, deixaram!" É meu filho, a vida é assim. Em termos de trabalho, as pessoas só fazem algo se vão ganhar com isso. Deixar o filho de um famoso estudar de graça em uma escola, é uma boa jogada de marketing para a mesma. Deixar um anônimo estudar lá de graça, só da prejuízo. Deixar o Castanhari continuar com o canal mesmo depois de infringir regras, trás dinheiro pro Youtube. Deixar os pequenos canais lá depois de terem feito o mesmo, só trás prejuízo e processos. Pensa assim, o youtube é como uma loja, tipo a C&A. Só deixam você tirar uma peça de roupa lá de dentro se você pagar por ela. Alguém sem dinheiro não pode fazer o mesmo, não pode comprar a roupa. O fato de o Felipe dar dinheiro ao Youtube, é como se fosse o preço que ele pagou pra não ter o canal tirado do ar, preço que pequenos canais, infelizmente não podem pagar! E não vejo nada de errado, a vida é assim.

    ResponderExcluir